Sementes de Flores, Semente Flor. Plantio

 

  Home Éden Sementes Sementes de Flores Plantio Utilidades Dúvidas Login Sair  
0 ITENS
Seja Bem Vindo Visitante !   


 1. Sementes de Flores
     Flores Adenium (Rosa do Deserto)
     Flores Amor Perfeito
     Flores Arbusto Borboleta
     Flores Áster
     Flores Aubrietia
     Flores Azalea (Godetia)
     Flores Baby Blue Eyes
     Flores Begônia
     Flores Beijo-de-Frade
     Flores Bela Manhã
     Flores Boca de Leão
     Flores Brovalia
     Flores Cabeça de Elefante
     Flores Calêndula
     Flores Camomila
     Flores Campainha da China
     Flores Campânula
     Flores Canary Bird
     Flores Capuchinha
     Flores Cebolinha Francesa
     Flores Celósia
     Flores Centáurea
     Flores Chapéu Mexicano
     Flores Chinelinho de Madame
     Flores Chitinha
     Flores Cinco Folhas
     Flores Cinerária
     Flores Clarquia
     Flores Coreopsis
     Flores Cosmea (Cosmos)
     Flores Cravina
     Flores Cravo
     Flores Crisântemo
     Flores Dália
     Flores Dedaleira (Digitalis)
     Flores Dedo de Dama (Nigela)
     Flores Esporinha
     Flores Esqueleto
     Flores Facélia
     Flores Flor de Cardeal (Salvia)
     Flores Flor Morcego
     Flores Flores Sortidas
     Flores Gailárdia
     Flores Gérbera
     Flores Girassol
     Flores Goivos
     Flores Juliana dos Jardins
     Flores Lanterna Chinesa
     Flores Lavanda (Alfazema)
     Flores Linho (Linhaça)
     Flores Lobélia
     Flores Lupino
     Flores Málva
     Flores Maravilha
     Flores Margarida
     Flores Midnight Candy
     Flores Morning Glory
     Flores Mosquitinho (Gypsofila)
     Flores Não Esqueças de Mim
     Flores Nemésia
     Flores Oficial de Sala
     Flores Olho de Faisão
     Flores Papo-de-Peru
     Flores Papoula
     Flores Perpétua
     Flores Petúnia
     Flores Piretro
     Flores Portulaca (Onze-horas)
     Flores Prímula
     Flores Rapazinho (Bonina)
     Flores Rosas
     Flores Scabiosa
     Flores Sempre-Viva
     Flores Sino de Catedral
     Flores Spider Flower (Cleome)
     Flores Statice
     Flores Tagete
     Flores Tapete Mágico
     Flores Thunbergia Amarelinha
     Flores Tidy Tips
     Flores Verbena
     Flores Vinca
     Flores Zinnia
 2. Sementes de Plantas
     Flores Arco Íris
     Flores Arruda
     Flores Bico de Papagaio
     Flores Cactos
     Flores Cinerária Marítima
     Flores Dormideira
     Flores Erva Cidreira
     Flores Erva Doce
     Flores Grama
     Flores Neve da Montanha
     Flores Planta Ovo
     Flores Trepadeiras
 3. Sementes de Árvores
     Flores Arbustos
     Flores Árvores
     Flores Palmeiras
     Flores Plumerias
 4. Sementes de Temperos
     Flores Temperos
 5. Sementes de Pimentas
     Flores Pimentas
 6. Sementes de Tomates
     Flores Tomates Exóticos
 7. Sementes de Abóboras
     Flores Abóboras
 8. Sementes de Hortifruti
     Flores Frutas
     Flores Hortaliças
 9. Bulbos de Flores
     Flores Copo de Leite (Callas)


 

Flores + Criatividade:

Videos interessantes

- Significado das cores
- Listar todas as Sementes



.


Flor Terapêutica: Camomila

A história da camomila no Brasil confunde-se com a história da imigração européia no país. Trazida pelas mãos de ucranianos, poloneses, alemães e italianos no final do século 19, a planta frágil e de aroma doce teve o poder de transformar as cidades por onde fincou raízes. Que o diga Mandirituba, município localizado a 45 quilômetros de Curitiba, no Paraná, conhecido como a capital brasileira da camomila.

No entanto, foi somente na década de 50 do século 20 que a planta começou a ser cultivada comercialmente. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Agricultura do Paraná, em 2002 foram produzidas 491 toneladas de camomila. O valor da produção ultrapassou 3 milhões de reais, ou seja, 21% do total do grupo de 48 especiarias que o estado produz, entre plantas aromáticas, medicinais e condimentares. Os cerca de 60 produtores de Mandirituba são responsáveis por quase 90% da produção de camomila do Paraná.

Em 1994, o engenheiro agrônomo Cirino Corrêa Júnior, da Emater-PR, concluiu na Unesp de Jaboticabal uma pesquisa na qual selecionou as melhores camomilas de Mandirituba. O resultado foi a caracterização de uma nova variedade, batizada com o nome da cidade. O estudo constatou que o teor de óleo essencial da planta mandiritubense, que contém o princípio ativo da planta, é de 0,86%, acima da média mundial, que é de 0,70%.

Cosmética
Das 120 substâncias extraídas do óleo, duas têm importância econômica. O chamazuleno, utilizado pela indústria de cosméticos, e o alfa-bisabolol, presente na indústria farmacêutica. Popularmente, a planta é usada contra problemas digestivos, gases intestinais, ataque de vermes, gastrites, insônias, reumatismo, dores musculares e como calmante.

Para plantar camomila, o cuidado a ser tomado é com o solo, que não precisa ser muito fértil, mas recomenda-se que não seja muito argiloso e encharcado. Apesar de a planta ser resistente a pragas e doenças, a área plantada não deve ficar infestada por ervas daninhas, que prejudicam seu crescimento.

Os meses ideais para o plantio são maio e junho, época em que os termômetros nas regiões de clima temperado marcam temperaturas abaixo de 15 graus centígrados e que o solo está úmido após as chuvas de verão. A camomila suporta geadas no período vegetativo, mas não agüenta clima quente.

Outro fator importante é que a camomila precisa de luz para se desenvolver. Por isso, não se pode enterrar a semente, que deve ser lançada sobre o terreno. Por ser muito pequena, recomenda-se misturá-la com fubá para que a semeadura seja uniforme. Um rolo de superfície lisa deve ser passado sobre o terreno, fazendo com que a semente se junte ao solo sem precisar ser enterrada.

É aconselhável que a camomila seja plantada junto com outras culturas, pois isso quebra o ciclo de pragas e doenças. Além disso, por ser utilizada pela indústria farmacêutica e alimentícia, é recomendado o cultivo orgânico. O produtor deve atentar para o ponto ideal de colheita, quando as pétalas brancas da planta estão na horizontal. Passado esse estágio, a camomila começa a perder óleo. Segundo Cirino, outro cuidado que se deve observar é com relação à temperatura de secagem da flor, que deve estar entre 38 e 40 graus centígrados.

O custo da plantação pode chegar a 1.200 reais por hectare, e o retorno do investimento se dá em três anos. Além desse valor, o produtor pode gastar ainda 50 mil reais para comprar o secador e ter uma unidade de beneficiamento. O rendimento por hectare varia de 400 a 600 quilos. O quilo da flor seca é vendido, em média, a 7 reais.

Planta nasce espontaneamente junto a estradas e campos desertos
•             NOME CIENTÍFICO Chamomilla recutita (L.) Rauschert.
•             NOMES POPULARES Comumente chamada de camomila, essa planta é também conhecida por camomila-comum, camomila vulgar, camomila-dos-alemães, matricária, macela e maçanilha. Esse último nome vem do espanhol manzanilla, que quer dizer pequena maçã. Isso porque a origem da palavra camomila vem do grego antigo e significa maçã-da-terra, pois o seu aroma lembra o do fruto.
•             CLASSIFICAÇÃO Planta pertencente à família das compostas (Asteraceae), a mesma do girassol, da margarida, da alface e da alcachofra. Uma outra espécie de camomila é a romana, cientificamente denominada por Anthemis nobilis.
•             DISTRIBUIÇÃO É nativa dos campos da Europa Central, facilmente encontrada nos países de clima temperado. No Brasil, há plantações no Sul do país, principalmente no Paraná, o maior produtor brasileiro de camomila. A planta nasce espontaneamente junto às estradas, campos desertos e zonas agrícolas.
•             CARACTERÍSTICAS A camomila é uma planta herbácea, anual e aromática. Pode chegar a 70 centímetros de altura. Possui um caule ereto, folhas estreitas e bastante divididas em segmentos finos e numerosos. Minúsculas flores amarelas agrupam-se, formando uma inflorescência central. Flores brancas de pétalas longas ficam ao redor dessa estrutura, fazendo com que a planta se pareça com uma margarida. Apresenta florescimento contínuo, o que exige, em média, uma colheita a cada dez dias.

Fontes: Lúcia Rossi, pesquisadora científica do Instituto de Botânica de São Paulo e Cirino Corrêa Júnior, engenheiro agrônomo da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater-Paraná.


Bibliografia: Plantas Medicinais no Brasil - Nativas e Exóticas, Harri Lorenzi e F.J. Abreu Matos, Instituto Plantarum; Plantas que Curam, Sylvio Panizza, Ibrasa.

Erva Cidreira ou Melissa

Popularmente conhecida como erva-cidreira, é uma planta medicinal com várias substâncias benéficas à saúde humana .

A melissa (Melissa officinalis) é uma espécie aromática de origem européia e largo emprego medicinal nos quatro cantos do planeta. Ela se espalhou pelo mundo devido principalmente a suas qualidades funcionais. Suas propriedades fitoterápicas são conhecidas desde a Grécia Antiga, onde era cultivada em praças e jardins privados - entre outras coisas, os gregos atribuíam a ela a capacidade de fortalecer o coração e o cérebro. No Brasil, a melissa é afamada como antiespasmódico e calmante - a infusão do chá de suas folhas ajuda a conciliar o sono, reduzir a ansiedade e a tensão nervosa. No entanto, a população também a usa para aliviar gases, cólicas e enxaquecas. Na culinária, seu sabor é apreciado no preparo de pratos doces, como sorvetes, e de temperos para receitas com aves e frutos do mar. Por ser usada tanto como alimento quanto produto medicinal, a melissa conta com uma boa demanda no mercado varejista. De porte arbustivo, com altura que pode chegar a 80 centímetros, a melissa possui folhas grandes e ovais, com bordas picotadas, de cor verde intensa na parte superior e verde-claro na inferior. É toda recoberta por uma lanugem, e suas folhas se apresentam no formato de um cálice tuboso. A planta exala um perfume cítrico, parecido com o do limão, motivo pelo qual muitas vezes é confundida com ervas distintas. É importante identificá-la corretamente, especialmente quando o objetivo é usá-la como remédio - nunca tome gato por lebre. Com muita frequência, outras espécies vegetais com aparência aproximada e semelhante odor característico são chamadas genericamente de erva-cidreira, nome pelo qual é mais conhecida.

O cultivo de melissa tem bom desenvolvimento em locais com clima temperado e subtropical, porém, a planta não tolera temperaturas muito elevadas nem muito frias. O excesso de sol forte e a falta de água provocam uma aparência de queimado nas bordas das folhas. Embora sem registros aqui, o florescimento da melissa ocorre no fim do verão, com o aparecimento de flores pequenas nas colorações branca, rosa e amarela.

Fonte: Revista Globo Rural

 

 



Home | Sementes de Flores | Login | | Segurança e Privacidade | Ver meu carrinho de compras| Como Comprar

Sementes de Flores


Éden - Sementes de Flores - Semente de Flor. Plantio
 
Sementes de Pimenta - Sementes - Sementes de Flores